4 dicas para dar o passo mais importante do seu negócio



Muitas pessoas desejam empreender, ter o próprio negócio e o que esses aspirantes a empreendedores mais buscam descobrir são os passos necessários para criar um negócio de sucesso, os segredos do negócio perfeito. Mas, enquanto não descobrem, não conseguem sair da imaginação, do sonho esperando tempo bom e momento certo.


Há quem acredita que o passo mais importante para ter sucesso empreendendo é adquirir os melhores equipamentos ou alugar um espaço físico, ter uma loja ou escritório, ou contratar funcionários. Assim, as desculpas para não começar o próprio negócio podem ser muitas, como: “Quando eu tiver tal coisa eu começo!”, “Se eu tivesse os equipamentos certos...”, “Não gosto de fazer as coisas de qualquer jeito, só faço algo depois que planejo muito!”, “Ainda não é o momento!” etc. Dessa forma, adiar usando essas desculpas acaba sendo o que especialistas em produtividade chamam de procrastinação.


Embora todos os passos para empreender sejam importantes, o passo mais importante é o primeiro passo, é começar a empreender, porque sem esse passo os outros passos não serão possíveis para fazer o negócio acontecer. E esse começo não significa que tem que ser de qualquer jeito, pelo contrário, é importante planejar, organizar e colocar em prática, na verdade, esse já é o primeiro passo, pois ele é o que vai direcionar suas ações e os próximos passos.


Por isso, é necessário entender que empreender é trilhar uma jornada, não é à toa que muitos chamam de jornada empreendedora, um caminho, já que o caminho se faz ao caminhar e cada novo passo dependerá do passo anterior e do passo seguinte. O passo anterior serve de base, de apoio para as próximas ações. O passo seguinte determina o que é necessário fazer depois, para onde você deve ir


Para você aproveitar melhor as dicas que estão a seguir, após algumas dicas terá a aplicação do que foi explicado para melhor entendimento. Para isso, vamos usar a história de uma personagem criada para ilustrar o exemplo, vamos chamá-la de Maria.  


Então, seguem 4 dicas para te ajudar a dar o passo mais importante do seu negócio:


- 1ª dica - decida empreender, mas decida de verdade, já com o papel na mão para fazer todas as primeiras anotações relacionadas ao seu negócio: 
- Qual problema você quer resolver? 
- O que você pensa em verder, produto ou serviço? 
- Para quem? 
- Qual a forma de entrega do produto ou serviço? 
- O que você não sabe sobre esse produto ou serviço, essa área, esse nicho? 
- Que informações você tem que pesquisar? 
- Como você imagina seu negócio? 


É importante não se preocupar com a ordem nem a organização das informações, é uma forma de levantar as ideias mais facilmente. Não se limite por querer fazer tudo muito organizado, deixe fluir e coloque tudo que surgir, da forma que vier à sua cabeça.


* Aplicando a dica 1 na história de Maria:
Maria tem a habilidade de fazer bolos e pensou em fazer bolos de pote.
- Maria decidiu fazer bolos de pote para resolver o problema de quem quer comer bolo com recheio mas não quer comprar uma torta inteira;
- O produto que Maria vende são bolos de pote com bastante recheio;
- Maria vende seus produtos para as pessoas do seu condomínio, lanchonetes e restaurantes do seu bairro;
- Maria não sabe sobre o que deve conter nos rótulos, como estabelecer a validade dos bolos de pote, quais as exigências da vigilância sanitária para produtos alimentícios artesanais etc e vai precisar pesquisar essas informações;
- Maria imagina que com o tempo, planejamento ela poderá aumentar a distribuição dos seus bolos de pote para toda a cidade.


- 2ª dica - comece a fazer seu planejamento, organize as ideias que você já levantou e estabeleça uma hierarquia pelo que você acha que vai ser preciso começar primeiro, estabeleça metas para cada ação que seja necessária realizar.


* Aplicando a dica 2 na história de Maria:
1 - Fazer pesquisa no condomínio e nas lanchonetes e restaurantes do bairro para saber se já tem alguém que fornece esse tipo de produto;
2 - Verificar o interesse e a aceitação do seu produto por seu público alvo;
3 - Definir nome e logo para sua marca;
4 - Decidir os sabores principais que ela vai produzir;
5 - Definir as receitas que vai usar;
6 - Ela vai precisar definir a data de início da produção e venda dos bolos de pote.


- 3ª dica - Prepare-se. Pesquise o que você não sabe fazer para construir seu negócio, você pode fazer cursos existem muitos gratuitos, por exemplo alguns do Sebrae, aproveite também os conteúdos gratuitos dos produtores de conteúdo da área de empreendedorismo.  


- 4ª dica - Comece a agir, comece a executar o seu planejamento e suas as metas. Faça tudo dentro do que for possível para você. Procure economizar, você não precisa de todos os equipamentos ou de toda estrutura para começar.


Você conseguiu perceber que dividimos o primeiro passo em passos menores a serem planejados e executados? Dessa forma, começar a empreender, que parece tão difícil, pode ser um processo menos confuso. O importante é começar e ir ajustando as coisas a medida que você for aprendendo com a experiência. Tem determinados aprendizados que só são possíveis quando a gente está fazendo as coisas acontecerem. Por isso, não espere para criar seu negócio, pois, não há tempo bom nem momento certo.

Para finalizar, lembre-se, um caminho de milhões de quilômetros começa com um único e simples primeiro passo

Abraço, Julini.


Julini Araujo Santos - Empreendedora, Palestrante e Coach de felicidade
Fundadora do Instituto Felicidade na Vida
Psicóloga - UFBA  (CRP 03/06705) Whatsapp - Palestras
Sanitarista, Especialista em: Saúde da Família, Saúde Coletiva e Gestalt-terapia.


*** Nos acompanhe nas redes sociais ***

            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão, crítica, dúvida e solicitação. Participe! Obrigada pela visita!